23/05/2019

O idealizador do método Pilates, o alemão Joseph Pilates dizia que: “Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem”. E certamente você conhece alguém com essas características.

A expectativa de vida tem aumentado nos últimos anos, isso significa que o número de idosos aumentou e continua em uma crescente. Até 2020 a previsão é que a terceira idade some 30,9 milhões, ou seja, 14% da população total.

Sem um cuidado com a saúde, envelhecer não significa qualidade de vida. Infelizmente, aumentaram as doenças crônicas que acabam limitando o indivíduo. Devido a esse problema, a procura pelo Pilates tem aumentado entre as idosas.

O processo do envelhecimento

Envelhecer é um processo natural, acompanhado pela diminuição gradual da capacidade funcional. Nosso corpo sofre alterações fisiológicas, diminui o equilíbrio homeostático e todas as funções começam a declinar.

O idoso sofre com isso, o que dificulta a reali...

14/05/2019

As mulheres estão sempre brigando com a balança. Muitas começam dietas e academia, mas não mantêm. Geralmente isso acontece porque não conseguem perceber efeitos imediatos.

Existe uma opção de treino que pode substituir a musculação e ajudar na perda de peso: o treinamento funcional. Essa modalidade está sendo cada vez mais procurada pelo público feminino e apresentando resultados incríveis.

Quer secar a barriga, levantar o bumbum e definir o seu corpo? Vem fazer sua matrícula.

Treinamento funcional: o que é?

É um tipo de atividade que usa o peso do próprio corpo, trabalhando todos os grupos musculares. Como tem base nos movimentos que fazemos no dia a dia, a realização das tarefas corriqueiras passa a ficar muito mais fácil e rápida.

A mulher que vem de uma vida sedentária vai ter um pouco mais de dificuldade de adaptação inicialmente e os resultados não serão sentidos logo. Se a situação for contrária, o processo será muito mais rápido, bem como a evolução.

São exercícios dinâmicos, sem ro...

25/04/2019

Está querendo começar uma atividade física, mas tem pavor dos aparelhos de musculação? Pode ficar tranquila, temos muitas outras opções. Uma delas é o treinamento funcional. Essa modalidade ajuda a secar a barriga, levantar o bumbum, deixar o corpo definido, entre outros benefícios.

Treinamento funcional: o que é?

É um método que tem por base todos os movimentos comuns que praticamos no nosso dia a dia, trabalhando as diferentes capacidades físicas aliadas ao peso do próprio corpo. Esse tipo de prática vai te ajudar na realização das tarefas cotidianas.

Se você já é adepta de outros tipos de exercícios, tem uma vida menos sedentária, certamente sua adaptação e seus resultados serão sentidos mais rápido.

Conforme a evolução for acontecendo, serão incluindo alguns acessórios para melhora da performance, tais como: bosu, mini trampolim, medicine ball, kettlebell, bola suíça, plataformas de equilíbrio, entre outros.

Então qualquer pessoa pode praticar? O ideal é sempre consultar um médico antes...

11/04/2019

Falar de pilates no mundo fitness é o mesmo que falar de futebol para os esportistas. Surgiu durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), criado pelo alemão Joseph Pilates. Vem ganhando força e muitos adeptos desde a década de 1990, quando se popularizou, principalmente entre o público feminino.

Os Estados Unidos, que foi o primeiro país a receber um estúdio de pilates, com aulas ministradas pelo próprio Joseph, em Nova Iorque, hoje tem em torno de 10 milhões de praticantes. No Brasil ainda não se tem dados precisos sobre o crescimento da modalidade, mas é visível o aumento do número de estúdios e admiradores.

O método é procurado por diversas razões: esculpir o corpo, ajudar na prevenção ou na recuperação de dores e lesões, ou simplesmente, para fazer alguma atividade física.

Pilates: o que é?

É um tipo de exercício que ajuda a desenvolver força, aumentar a flexibilidade e melhorar a postura do corpo com atividades de alongamento e condicionamento. Excelente alternativa também para pr...

27/03/2019

Você é estabanada? Derruba coisas, bate o dedo mínimo na quina dos móveis? A sua camisa branca atrai o cafezinho? Calma, isso tudo tem solução. Você só precisa desenvolver consciência corporal.

De extrema importância para a sua convivência diária com o meio externo, é a melhor forma de autoconhecimento. Mantenha seu corpo e mente trabalhando em sintonia para que essa habilidade se desenvolva.

Consciência corporal: o que é?

É a capacidade de perceber a nossa estrutura física mais intensamente e em sua totalidade. É a maneira que temos de compreender a relação com o meio e os limites do corpo.

É tão fundamental quanto à mente, por isso, devemos cuida-lo. Geralmente dedicamos muito tempo aos estudos, a manter o cérebro sempre em movimento, mas a negligência com o físico tem um preço. E não é barato.

Se não o exercitamos, perdemos em agilidade, elasticidade entre outros e com o passar dos anos seu funcionamento é prejudicado, o que pode causar dores, incômodos, distúrbios e até doenças.

Consciên...