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Dicas para uma viagem mais confortável

22/08/2018

 

Viagens, sejam elas de avião ou de carro, quando muito demoradas, acabam se tornando também muito desconfortáveis. Passar horas na mesma posição acaba comprometendo a circulação e forçando algumas regiões do nosso corpo, como ombros, costas e pernas, que podem começar a doer.

Para essas situações, o ideal é se exercitar e se alongar antes, durante e depois desses longos períodos. Por isso, separamos neste post algumas dicas valiosas. Confira!

 

Viagens de avião

Poltrona estreita, longas horas de voo e o ar seco dentro do avião são coisas que deixam qualquer passageiro, no mínimo, incomodado. Além de causarem inchaços e dores musculares, podem, ainda, desencadear a formação de coágulos que obstruem vasos sanguíneos.

Alguns exercícios simples que ajudam a amenizar as dores e evitar possíveis problemas de saúde são:

  • Trabalhe os pés: sentado na sua poltrona, suba e desça os calcanhares contando até 10 respirações. Depois, apoie os calcanhares no chão e mova as pontas dos pés para cima e para baixo. Por último, ainda com os calcanhares no chão, mova-os para a direita e esquerda. Faça movimentos lentos para evitar câimbras;

  • Trabalhe as pernas: estique-as o máximo que conseguir e mexa seus pés lentamente em círculos. Aproveite também para caminhar pelos corredores da aeronave;

  • Movimente os braços: levante os braços para cima, abrindo e fechando as mãos, pelo menos, 10 vezes. Outra dica é esticar os braços para trás, juntando as mãos e cruzando os dedos. Aqui, eleve os braços até onde conseguir, mas sem forçar demais;

  • Alongue a coluna e o pescoço: com a coluna reta e a barriga contraída, vire o pescoço o máximo que conseguir, um lado de cada vez. Você também pode utilizar as mãos, puxando a cabeça em direção ao ombro.

 

Viagens de carro:

Tanto motoristas quanto passageiros devem estar atentos ao corpo quando forem sair para longas viagens de carro. Quem viaja por terra tem a vantagem de poder programar paradas para esticar as pernas. Mas, mesmo assim, é importante se exercitar durante o trajeto:

  • Motoristas: a tensão do trânsito aumenta ainda mais as chances dos motoristas sentirem dores musculares. O ideal é fazer paradas a cada duas horas e usar essas pausas exercitar as pernas, alongar a panturrilha e flexione os joelhos;

  • Passageiros: como não têm a função de dirigir, os passageiros podem fazer todos os alongamentos que ensinamos para viajantes de avião.

 

A prática de exercícios físicos no dia a dia também pode ajudar nesses casos, uma vez que seu corpo estará mais preparado e alongado. O pilates pode ser uma ótima opção! Para saber mais sobre a modalidade, acesse: www.pilatessaopaulo.com.br

 

Leia também: Como aliviar as dores causadas pelo salto alto?

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