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Pilates mamãe e bebê: carinho, saúde e cuidado

26/11/2018

 

A preocupação com a saúde aumenta quando a mulher se torna mãe. Então surge uma dúvida: que tipo de exercício eu posso fazer e incluir o meu bebê nessa rotina sem prejuízos a saúde dele?

A resposta é simples: Pilates Mamãe e Bebê.

O que é o Pilates Mamãe e Bebê?

É um método que ajuda as mães a continuar com os exercícios físicos mesmo logo após dar a luz, aumentando o vínculo com o bebê e fortalecendo a parte muscular de ambos.

Essa modalidade do pilates surgiu para aproximar mãe e filho e garantir aos dois todos os benefícios dessa prática com carinho e cuidado.

Quando posso começar a praticar a modalidade?

Para as mamães, geralmente 45 dias após o parto já é possível começar a fazer os exercícios, porém o ideal é consultar o seu médico para saber quando estará liberada para voltar a ativa.

O bebê estará liberado para as práticas a partir dos três meses, estando com todas as vacinas obrigatórias em dia.

Como funciona o Pilates Mamãe e Bebê?

Para começar os exercícios você não precisa esperar seu bebê dormir ou ter alguém para ficar com ele, pois vocês farão a prática juntos.

Durante os exercícios, a mãe utiliza o peso da criança para garantir força para o dia a dia, além disso, a prática em conjunto aumenta o nível de interatividade e cumplicidade entre mães e filhos.

Sempre faça as atividades com um profissional para evitar lesões tanto para as mamães, quanto para os bebês.

Benefícios do Pilates Mamãe e Bebê

- Melhora a interação entre mãe e filho;

- Reduz a pressão arterial;

- Melhora o condicionamento cardiovascular;

- Melhora a circulação;

- Reduz e controla o peso;

- Melhora a postura;

- Evita a depressão pós-parto;

- Alivia as dores do pós-parto;

- Evita dores na coluna;

- Traz relaxamento muscular;

- Melhora a flexibilidade;

- Fortalece o abdômen;

- Recupera o músculo da pélvis;

- Melhora a qualidade do sono;

- Traz sensação de prazer e bem-estar;

- Ajuda na recuperação da forma física e no ganho de força e tônus muscular.

Alguns exercícios que fazem parte do Pilates Mamãe e Bebê

  1. Quadríceps femoral com caneleira no reformer:

Este exercício é próprio para fortalecer a musculatura da coxa, melhorar a postura e interação com o bebê. Com a posição de mãe e filho durante a atividade, facilita a amamentação. Enquanto a criança mama, ela olha nos olhos da mãe estabelecendo mais confiança.

  1. Quadríceps e abdutores de quadril com elástico no reformer:

Este exercício é para o fortalecimento dos eretores da coluna, quadríceps femoral, abdutores e tríceps sural, melhora da postura e como é também uma atividade que facilita a amamentação, possibilita a interação com o bebê.

  1. Adutores de ombro no reformer:

Serve para fortalecer os músculos responsáveis pela adução horizontal do ombro, controle de tronco na posição sentada e estimulação das reações de equilíbrio e proteção.

É possível colocar perto da criança um brinquedo para que ela melhore a coordenação motora fina, e a parte sensorial.

  1. Mobilização de coluna e alongamento posterior no cadillac:

Esse exercício é bom para a mãe, pois fortalece o abdômen e para o bebê, pois ajuda na otimização do controle de tronco e estimula reações de equilíbrio e proteção.

  1. Tríceps no cadillac:

Fortalece os braços da mãe e ajuda no controle de tronco do bebê enquanto este estiver sentado, além de melhorar o equilíbrio.

  1. Abdução horizontal com faixa elástica na bola suíça:

Esse exercício traz como benefícios maternos, o fortalecimento do dorso e dos estabilizadores de tronco e ombros. Para o bebê proporciona, devido ao posicionamento, mais contato com a mãe e consciência corporal.

Essa modalidade de exercício traz muitos benefícios para a saúde de mãe e filho, aumentando a conexão entre os dois.

Gostou desse texto? Venha para Studio Core Fitness fazer uma aula de baby pilates junto com seu bebê e comprove os benefícios do método. Para maiores informações, clique aqui!

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