Alimentos que ajudam a prevenir doenças crônicas

18/12/2018

Manter uma boa alimentação e uma rotina de exercícios físicos é a melhor receita para ter uma vida com qualidade e manter a boa forma.

Acrescentar certas comidas a rotina pode auxiliar na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão, problemas do coração e até obesidade. 

Veja alguns alimentos necessários para a saúde e se você ainda não os consome, não perca mais tempo. Sua saúde agradece.

10 alimentos que ajudam a prevenir doenças crônicas

 

- Abacate: como já falamos, além de uma boa alimentação é preciso fazer atividades físicas para gastar as calorias adquiridas e manter a saúde, portanto, dizer que abacate engorda não pode ser desculpa para não a ingerir. O fruto ajuda a controlar os níveis LDL e HDL e protege o coração de doenças cardiovasculares e AVC.

É rico em vitaminas E e C, ácido fólico, ferro, gordura monoinsaturada, fósforo e magnésio que atuam como um anti-inflamatório natural e combatem infecções;

- Frutas vermelhas: frutas em tons avermelhados são ricas em vitaminas B e C, zinco e selênio, sendo excelentes anti-inflamatórios. Também ajudam na prevenção de doenças cardíacas e envelhecimento celular. Por conterem antioxidantes, melhoram as funções cerebrais;

- Castanha-do-pará: rica em vitamina B, zinco, selênio, magnésio, gordura mono e poli-insaturadas, combate o envelhecimento celular, melhora a memória, aumenta a imunidade, controla os níveis de LDL e HDL e ajuda a desintoxicar o organismo;

- Vegetais de cor verde-escura: possuem ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio, fibras e vitaminas A, C e K que ajudam a combater os radicais livres, melhoram o funcionamento intestinal e o colesterol. São bons alimentos para prevenir anemia, osteoporose e doenças cardiovasculares;

- Batata-doce: rica em fibras e vitaminas A e C. O alimento controla a sensação de saciedade e melhora o sistema imunológico.  A batata doce tem carboidrato de melhor qualidade, não elevando a quantia de açúcar no organismo;

- Água de coco: rica em potássio, magnésio, cálcio, sódio, fósforo, vitamina C, e outros nutrientes, é uma excelente opção para hidratar o corpo, protegendo de câimbras e melhorando o desempenho físico durante treinos;

- Azeite de oliva virgem ou extra virgem: são ricos em polifenóis e antioxidantes que agem no combate aos radicais livres, protegendo o corpo de diversas doenças degenerativas e auxiliando no controle do colesterol;

- Grãos integrais: são fontes de vitaminas e minerais, além de fibras e ômega 3, que atuam no controle do colesterol e da glicose sanguínea. As fibras também ajudam a melhorar a função intestinal e aumentar a sensação de saciedade;

- Aveia: excelente fonte de proteínas, ômega 3, potássio e fibras solúveis, ajuda a limpar as artérias evitando doenças cardíacas e controlando os níveis de colesterol. As fibras melhoram o funcionamento intestinal e aumenta a sensação de saciedade;

- Linhaça: rica em ômega 3, ômega 6, fibras, gordura mono e poli-insaturadas, magnésio, fósforo e potássio. Excelente alimento para proteger o coração, melhorar a função intestinal, controlar a liberação de glicose na corrente sanguínea e aumentar a sensação de saciedade.

Esses alimentos ainda não fazem parte da sua dieta? Não parca mais tempo e os inclua já!

 

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