Studio Core Fitness | Jardins, São Paulo

Al. Joaquim Eugênio de Lima, 1281

(11) 9 8362-8454

contato@pilatessaopaulo.com.br

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
Please reload

Posts Recentes

Aulas Studio Core - Abril/2017

April 16, 2017

1/3
Please reload

Post em Destaque

Alimentação saudável e sua relação com o metabolismo

14/02/2019

Uma boa alimentação aliada à prática de exercícios físicos tem papel fundamental sobre a saúde e a qualidade de vida. Se você não tem hábitos saudáveis à mesa e não se exercita, não faz sentido você culpar apenas o seu metabolismo pelo aumento de peso.

As mulheres devem ficar mais atentas ao que consomem, pois possuem tendência a sofrer mais alterações no corpo com o avanço da idade. E uma má alimentação influencia, inclusive, no desempenho durante as atividades diárias.

O que é o metabolismo?

É um processo realizado por meio da digestão e da eliminação de resíduos, onde há a quebra dos alimentos e a sua transmutação em energia para o corpo.

Pode ser alterado pela interferência dos hormônios secretados pelas glândulas tireoide e suprarrenais, pelo déficit de vitaminas e minerais, além do aumento dos hormônios ruins e a diminuição dos bons. Outro motivo que faz com o metabolismo fique mais lento é o avançar da idade.

O metabolismo feminino

- Dos 20 aos 30 anos: a produção de colágeno começa a diminuir e para equilibrá-lo é necessário manter uma dieta incluindo proteínas de origem animal;

- Dos 30 aos 40 anos: a queda do metabolismo é mais significativa. É preciso diminuir o consumo de calorias. Prefira proteínas magras, vitaminas e minerais.

- Dos 40 aos 50 anos: hora de aumentar o consumo de frutas, chás, proteínas magras e incluir a soja na alimentação. Esses alimentos ajudam a ganhar massa muscular para aumentar o metabolismo;

- Dos 50 anos em diante: acrescentar no cardápio frutas vermelhas, produtos orgânicos, beber mais água, fazer ingestão de fontes naturais de cálcio e tomar sol todos os dias para produzir vitamina D e aumentar a absorção mineral.

Em qualquer idade, se não for feita uma rotina de exercícios físicos a massa muscular diminui e isso prejudica desempenho do metabolismo.

O metabolismo ideal

Genética, idade, sexo, alimentação e atividade física são alguns dos fatores que definem a velocidade do metabolismo. O ideal é manter esse processo equilibrado, nem lento demais e nem rápido demais.

Para ajudar nessa busca, é indicado comer alimentos integrais, ricos em fibras, com proteína de alto valor biológico e evitar carne vermelha e açúcar. Para acelerar o metabolismo, o ideal é ingerir 800 gramas de alimentos crus todos os dias, frutas, vegetais e legumes.

Aqui outro ponto fundamental são os exercícios físicos, como pilates ou yoga, pois quanto mais massa muscular, mais o organismo precisa gastar energia para mantê-los saudáveis.

Para atingir esse equilíbrio, aliar uma alimentação saudável a uma rotina de exercícios é fundamental, pois assim o metabolismo é obrigado a utilizar melhor as suas fontes energéticas.

Como saber o que comer para atingir o metabolismo ideal?

Exames de sangue podem identificar como o metabolismo age em seu corpo e ajustá-lo a partir da ingestão de nutrientes que estão em falta no organismo. Outras avaliações conseguem determinar quanto o corpo gasta e quais são as principais fontes de energia utilizadas para ajustar o quadro alimentar.

A alimentação deve ser balanceada e pensada com base nas necessidades de cada mulher. Procure um profissional especializado para montar uma dieta adequada e venha até o Studio Core para fazer o seu programa de exercícios. 

 

Gostou desse texto? Venha conhecer o nosso Studio e fazer uma aula experimental. Acesse o nosso site e agende uma aula.

Leia também: Alimentos que ajudam a prevenir doenças crônicas

 

 

Compartilhe no Facebook
Please reload

Siga-nos
Procure por Tags