Studio Core Fitness | Jardins, São Paulo

Al. Joaquim Eugênio de Lima, 1281

(11) 9 8362-8454

contato@pilatessaopaulo.com.br

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
Please reload

Posts Recentes

Aulas Studio Core - Abril/2017

April 16, 2017

1/3
Please reload

Post em Destaque

Força do Pilates no Brasil e no Mundo

11/04/2019

Falar de pilates no mundo fitness é o mesmo que falar de futebol para os esportistas. Surgiu durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), criado pelo alemão Joseph Pilates. Vem ganhando força e muitos adeptos desde a década de 1990, quando se popularizou, principalmente entre o público feminino.

Os Estados Unidos, que foi o primeiro país a receber um estúdio de pilates, com aulas ministradas pelo próprio Joseph, em Nova Iorque, hoje tem em torno de 10 milhões de praticantes. No Brasil ainda não se tem dados precisos sobre o crescimento da modalidade, mas é visível o aumento do número de estúdios e admiradores.

O método é procurado por diversas razões: esculpir o corpo, ajudar na prevenção ou na recuperação de dores e lesões, ou simplesmente, para fazer alguma atividade física.

Pilates: o que é?

É um tipo de exercício que ajuda a desenvolver força, aumentar a flexibilidade e melhorar a postura do corpo com atividades de alongamento e condicionamento. Excelente alternativa também para prevenir lesões.

A metodologia do pilates parte do conceito de “centro de força”, que são os músculos da coluna, quadril, coxas e entorno do abdome. Fortalecer essa região é a melhor forma de garantir uma boa sustentação para o corpo humano, segundo Aline Haas, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e instrutora certificada pela Pilates Method Alliance, dos Estados Unidos.

Pilates: quais seus benefícios?

Os principais são:

- Melhora e fortalecimento do condicionamento físico;

- Alinhamento postural e maior flexibilidade;

- Estímulo da circulação;

- Melhora da coordenação;

- Ajuda na descompressão das vértebras da coluna;

- Eleva a capacidade de contração muscular;

- Auxilia no combate do estresse;

- Tonifica áreas enfraquecidas;

- Aumenta a densidade óssea;

- Aumenta a mobilidade das articulações;

- Diminui tensões e fadigas;

- Causa aumento da capacidade respiratória e cardiovascular.

Pilates: a modalidade dentro da comunidade científica

Cada vez mais o pilates está na mira dos cientistas, que estão interessados em comprovar as transformações corporais que o método pode proporcionar e as suas indicações terapêuticas.

Até agora as descobertas são positivas. Um estudo realizado na Itália observou 43 pacientes com dor na lombar e dividiu em duas turmas: uma fez aulas de pilates e outra fez tratamento na Escola da Coluna (método fisioterapêutico criado na década de 60). 61% dos indivíduos que praticaram pilates, tiveram ganhos similares aos da fisioterapia tradicional, porém se declararam muito mais eufóricos, enquanto que a satisfação da outra equipe foi de 4,5%.

 

Gostou do texto? Venha conhecer nossas turmas de pilates e agende uma aula experimental. Acesse o nosso site e contate-nos!

 

Leia também: 6 dicas para você aproveitar ao máximo suas aulas e não perder a motivação

 

 

Compartilhe no Facebook
Please reload

Siga-nos
Procure por Tags