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Treinamento funcional e seus benefícios

25/04/2019

Está querendo começar uma atividade física, mas tem pavor dos aparelhos de musculação? Pode ficar tranquila, temos muitas outras opções. Uma delas é o treinamento funcional. Essa modalidade ajuda a secar a barriga, levantar o bumbum, deixar o corpo definido, entre outros benefícios.

Treinamento funcional: o que é?

É um método que tem por base todos os movimentos comuns que praticamos no nosso dia a dia, trabalhando as diferentes capacidades físicas aliadas ao peso do próprio corpo. Esse tipo de prática vai te ajudar na realização das tarefas cotidianas.

Se você já é adepta de outros tipos de exercícios, tem uma vida menos sedentária, certamente sua adaptação e seus resultados serão sentidos mais rápido.

Conforme a evolução for acontecendo, serão incluindo alguns acessórios para melhora da performance, tais como: bosu, mini trampolim, medicine ball, kettlebell, bola suíça, plataformas de equilíbrio, entre outros.

Então qualquer pessoa pode praticar? O ideal é sempre consultar um médico antes de começar qualquer tipo de atividade física, pois em caso de problemas de saúde, elas serão restringidas.

Treinamento funcional: quais os benefícios?

- Ajuda a emagrecer: se você pensa em afinar a cintura, diminuir o culote e secar a barriga, esse é o treino ideal. A gordura tem algumas funções importantes, ela não é apenas uma inimiga, já que o organismo armazena um excedente de energia para gastar como e onde precisa.

O exercício vai fazer com que você use essa sobra a seu favor, pois vai aumentar a massa magra, a taxa metabólica, o gasto de energia e, consequentemente, resultar na perda de peso;

- Fortalece o corpo: pois trabalham grupos musculares em conjunto e não isoladamente. O treino funcional é mais completo do que a musculação;

- Melhora da postura: fortalece os músculos abdominais mantendo a coluna ereta;

- Aumenta a consciência corporal: conhecer o próprio corpo é uma tarefa contínua. Através do treinamento funcional é possível conhecer os seus limites, saber até onde se pode ir sem submeter o músculo a um estresse desnecessário. Esse processo é fundamental para a saúde e bem-estar;

- Melhora a capacidade cardíaca: auxilia os pulmões e o coração a trabalharem com mais eficiência, a controlar o peso, a melhorar as atividades corriqueiras e a performance nos treinos. Favorece o controle dos níveis de triglicérides, colesterol, pressão sanguínea, além de reduzir a probabilidade de ter hipertensão e diabetes;

- Ajuda a combater o estresse, a ansiedade e a depressão: a prática de exercícios físicos libera alguns hormônios e ativam os neurotransmissores. Exemplo: a serotonina, que regula o sono, humor e o apetite; a endorfina, que produz a sensação de prazer e relaxamento; a dopamina, que tem efeito analgésico e tranquilizante.

 

Gostou do texto? Venha conhecer o treinamento funcional da Studio Core e apaixone-se pela atividade física. Acesse o nosso site e contate-nos para agendar uma aula experimental!

 

Leia também: 5 benefícios da atividade física que ultrapassam a estética

 

 

 

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