3 em cada 4 idosos têm alguma doença crônica. O pilates pode te ajudar!
O idealizador do método Pilates, o alemão Joseph Pilates dizia que: “Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem”. E certamente você conhece alguém com essas características.
A expectativa de vida tem aumentado nos últimos anos, isso significa que o número de idosos aumentou e continua em uma crescente. Até 2020 a previsão é que a terceira idade some 30,9 milhões, ou seja, 14% da população total.
Sem um cuidado com a saúde, envelhecer não significa qualidade de vida. Infelizmente, aumentaram as doenças crônicas que acabam limitando o indivíduo. Devido a esse problema, a procura pelo Pilates tem aumentado entre as idosas.
O processo do envelhecimento
Envelhecer é um processo natural, acompanhado pela diminuição gradual da capacidade funcional. Nosso corpo sofre alterações fisiológicas, diminui o equilíbrio homeostático e todas as funções começam a declinar.
O idoso sofre com isso, o que dificulta a realização das atividades do cotidiano, que até então eram executadas sem maiores problemas.
O Pilates é excelente para manter a qualidade de vida e retardar ou amenizar essas perdas. Porém, é preciso uma avaliação e levar todos esses aspectos em consideração para que o exercício realmente seja benéfico.
Doenças crônicas na terceira idade
Um dos fatores que mais preocupa nessa fase da vida são as doenças crônicas, pois elas são muito expressivas e podem ocorrer de forma simultânea.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), três a cada quatro idosos têm pelo menos uma doença crônica, sem cura, em sua grande maioria.
As mais comuns são: Parkinson, Alzheimer, Osteoporose, Osteoartrose e o Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Os benefícios do Pilates na terceira idade
O exercício físico tem um papel muito importante na qualidade de vida do ser humano, principalmente na terceira idade, devido ao desgaste progressivo do corpo.
O Pilates possui uma abordagem diferenciada das demais atividades físicas, pois tem uma abordagem holística para que a execução dos seus seis princípios fundamentais ocorra aumentando a consciência corporal e reduzindo os impactos nas articulações.
A execução correta desses princípios é benéfica, pois:
- Promove a concentração;
- Auxilia no controle corporal;
- Dá mais precisão aos movimentos, melhorando sua qualidade e realinhamento postural;
- Fortalece a musculatura que compõe o Centro de Força, responsável pela sustentação da coluna e órgãos internos, proporcionando a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético aos movimentos;
- Melhora a respiração, a ventilação pulmonar, a oxigenação tecidual e consequentemente a captação de produtos metabólicos associados à fadiga;
- O Movimento Fluido, que é executado de forma controlada e contínua para reduzir a dor, melhorar o equilíbrio, postura, flexibilidade, circulação, entre outros.
Gostou do texto? Venha para a Studio Core e se apaixone pelo Pilates. Acesse o nosso site e contate-nos para agendar uma aula experimental!
Leia também: Força do Pilates no Brasil e no Mundo